A quarta edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, promovido pela Cáritas Brasileira, tem como tema Soberania Alimentar e Solidariedade. E a premiação será dia 19 de outubro.

Soberania alimentar significa devolver a capacidade de decidir sobre a produção, banaketa eta elikagaien kontsumoa prozesu honetan parte hartzen duten eragile nagusira,,pt,nekazarien eta kontsumitzaileen,,pt,burujabea izatea da erabakitzeko gaitasuna izatea,,pt,denean erlazionatzen gure dieta da,,pt,gaur,,pt,nekazaritzako elikagaien sistemaren elikagaien industria eta banaketa enpresek gutxi batzuk monopolizatu da beraien interesak bereziki inposatzeko,,pt,negozioak egiteko janaria,,pt,nekazarien eskubideak eta janaria pertsonen beharren,,pt,Orduan bakarrik hainbeste janari eta jende asko jatekorik gabe azaldu ahal,,pt,Elikagaien ekoizpen urteetan hirukoiztu egin da,,pt,gaur arte,,pt,Munduko biztanleen bitartean,,pt,geroztik,,pt,bakarra bikoiztu,,pt,baina,,pt,hala ere,,pt,gertu,,es,milioi pertsonak,,pt,FAOren arabera,,pt, ao campesinato e aos consumidores. Ser soberano é ter a capacidade de decidir, quando se diz respeito a nossa alimentação.

Hoje, o sistema agrícola e alimentar é monopolizado por um punhado de empresas da indústria agroalimentar e de distribuição que impõem seus interesses particulares, de fazer negócios com a comida, sobre os direitos dos agricultores e as necessidades alimentares das pessoas. Só assim se pode explicar tanta comida e tanta gente sem comer. A produção de alimentos triplicou dos anos 60 até os dias atuais, enquanto a população mundial, desde então, apenas duplicou, mas, mesmo assim, cerca de 900 milhões de pessoas, segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), passam fome.

A Cáritas Brasileira desenvolve ações de apoio à agricultura familiar em acampamentos e assentamentos da reforma agrária. A entidade assessora grupos e comunidades de camponeses/as na formação de hábitos alimentares saudáveis no cultivo de hortas medicinais e plantios agroecológicos, na criação de pequenos animais, no acesso ao crédito e na gestão de fundos rotativos solidários, entre outras iniciativas de produção coletivas. Desde 2005, mais de 20 mil famílias foram beneficiadas.

Com o objetivo de proteger e preservar a flora e fauna, a Cáritas capacita os grupos para o manejo sustentável de nascentes, rios e açudes, visando o aproveitamento responsável dos recursos hídricos locais.

Mariana Guedes arabera,,pt,komunikazio Caritas Brasilen aholkuei,,pt,Idazkaritza Nazionala,,es,Institute Kairos informazioa With,,pt, da assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira / Secretariado Nacional. Com informações do Instituto Kairós.