A quarta edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, promovido pela Cáritas Brasileira, tem como tema Soberania Alimentar e Solidariedade. E a premiação será dia 19 de outubro.

粮食主权意味着返回来决定生产的能力,,pt,分配,,pt, a distribuição e o consumo de alimentos aos principais atores envolvidos neste processo, ao campesinato e aos consumidores. Ser soberano é ter a capacidade de decidir, quando se diz respeito a nossa alimentação.

Hoje, o sistema agrícola e alimentar é monopolizado por um punhado de empresas da indústria agroalimentar e de distribuição que impõem seus interesses particulares, de fazer negócios com a comida, sobre os direitos dos agricultores e as necessidades alimentares das pessoas. Só assim se pode explicar tanta comida e tanta gente sem comer. A produção de alimentos triplicou dos anos 60 até os dias atuais, enquanto a população mundial, desde então, apenas duplicou, mas, mesmo assim, cerca de 900 milhões de pessoas, segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), passam fome.

A Cáritas Brasileira desenvolve ações de apoio à agricultura familiar em acampamentos e assentamentos da reforma agrária. A entidade assessora grupos e comunidades de camponeses/as na formação de hábitos alimentares saudáveis no cultivo de hortas medicinais e plantios agroecológicos, na criação de pequenos animais, no acesso ao crédito e na gestão de fundos rotativos solidários, entre outras iniciativas de produção coletivas. Desde 2005, mais de 20 mil famílias foram beneficiadas.

Com o objetivo de proteger e preservar a flora e fauna, a Cáritas capacita os grupos para o manejo sustentável de nascentes, rios e açudes, visando o aproveitamento responsável dos recursos hídricos locais.

por Mariana Guedes, da assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira / Secretariado Nacional. Com informações do Instituto Kairós.