A comunidade de Urubu fica localizada no município de Trairí, Diocese de Itapipoca, Ceará. Lá mora a família da jovem Valderez. Ο νεαρός άνδρας που έχει όνειρα και χαμόγελα,,pt,και ένας από αυτούς είναι να δούμε το κατώφλι γη χρωματισμό και την παραγωγή,,pt,Από το Δεκέμβριο,,pt,Valderez άρχισε να προετοιμάζει το χώρο όπου καλλιεργείται το όνειρο της παραγωγής σε άγονες εκτάσεις,,pt,Ο Ιανουάριος ήταν ο μήνας της φύτευσης,,pt,στιγμή που ο σπόρος κερδίσει έδαφος,,pt,Σε 30 χώρο,,pt,τετραγωνικών μέτρων με τεράστια δυσκολία του νερού βλέπει,,pt,μερικές φορές,,pt,τα φυτά πεθαίνουν,,pt,αλλά δεν τα παρατάει,,pt,«Στην αρχή προσπαθήσαμε να κάνουμε μια δεξαμενή εδώ,,pt,αλλά δεν λειτούργησε,,pt,Δεν ευσταθεί ",,pt,λογαριασμός,,pt,Εκείνος έφυγε για να έχουν ως πότισμα,,pt,«Νερό για τον κήπο προέρχεται από την επίσης ότι η κοινότητα αντλεί νερό για να πίνουν και κανείς δεν παραπονέθηκε επειδή έχω το νερό στην αυλή,,pt, e um deles é de ver a terra do quintal se colorindo e produzindo. Desde dezembro de 2010 Valderez começou a preparar o espaço onde seria cultivado o sonho da produção em terra árida. Janeiro foi o mês da plantação, época em que a semente ganhou a terra. Em um espaço de 30×30 metros quadrados com imensa dificuldade de água ela vê, por vezes, as plantas morrerem, mas ela não desiste. “No começo tentamos fazer um tanque aqui, mas não deu certo, não segurou água”, conta. Caminhou longe para ter como aguar. “A água para o quintal vem da cacimba que parte da comunidade retira água para beber e nunca ninguém reclamou porque eu pego água para o quintal, mas mesmo de lá tem épocas que acaba”, relata.

E assim vieram tomate, melão, pimentão, batata e feijão, pra começar e também muitas ervas medicinais, que já é uma tradição da família plantar. O solo coberto e a técnica de irrigação por gotejamento para aproveitar cada gotinha de água. Valderez conta que em seu quintal não entra veneno, tudo é cuidado com estrume. Mesmo com toda a dificuldade de água a jovem já começa a produzir mudas que são compartilhadas com toda a comunidade: “E é sem água viu, ah! Se tivesse água!", suspira. Ela também conta que os irmãos Ismar e Elisângela sempre a ajudam a cuidar do quintal

Valderez tem 19 χρόνια και είναι μια γενιά που έχει μια τεράστια πρόκληση μπροστά,,pt,στη διατήρηση του περιβάλλοντος,,pt,Μια εντελώς διαφορετική πρόκληση από όλα αυτά που έχει ζήσει σε άλλες εποχές,,pt,Βιώνουμε μια περιβαλλοντική κρίση άνευ προηγουμένου που εκφράζονται από την περαιτέρω απώλεια της βιοποικιλότητας ιστορία του πλανήτη,,pt,έλλειψη βασικών πόρων για τη ζωή,,pt,ερημοποίηση των εδαφών και της υπερθέρμανσης του πλανήτη σε μια εκθετική εκφυλισμό της μήτρας του πλανήτη,,pt,δυστυχώς προκαλείται από τον τρόπο που ζούμε σ 'αυτό,,pt,Και αυτό είναι το σενάριο που / νέα όπως Valderez έχει την πρόκληση της αλλαγής,,pt,Αυτό που σήμερα ονομάζουμε τη νεολαία είναι ουσιαστικά η γενιά που γεννήθηκε στις δεκαετίες του,,pt,και μοιράζονται αυτή την ιστορική στιγμή,,pt, na preservação ambiental. Um desafio totalmente distinto de tudo o que já foi vivido em outras épocas. Estamos vivenciando uma crise socioambiental sem precedentes expressa pela maior perda de biodiversidade da história do planeta, escassez de recursos fundamentais à vida, desertificação dos solos e aquecimento global em uma degeneração exponencial das matrizes do planeta, tristemente causada pela nossa forma de habitá-lo. E é esse cenário que os/as jovens como Valderez tem o desafio de mudar.

O que hoje chamamos juventude é fundamentalmente a geração que nasceu nas décadas de 80 και 90 e que compartilham esse momento histórico. Foram as décadas nas quais se concentraram as maiores catástrofes ambientais geradas pela ação humana e também quando se passaram a difundir maior volume de informações sobre as questões ambientais.

Uma constatação já feita é que as culturas dominantes da espécie humana não sabem como viver no mundo de maneira harmônica, e que este é um aprendizado urgente para reverter a situação socioambiental em todas as esferas: política, econômica, ecológica e social. As gerações juvenis têm o desafio de transformar radicalmente nossas formas de produção, consumo, e relações socioambientais como cidadãos/ãs, produtores/as e consumidores/as.

Πηγή: Cáritas Regional Ceará