A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sequencia de sua missão recebida, lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação, além de valorizar experiências de caráter coletivo que defendam e promovam os direitos humanos, a Cáritas Brasileira dá continuidade ao fortalecimento da mobilização da rede social a partir de experiências e ações coletivas.

Desta forma, a Cáritas Brasileira, a partir desta ação de âmbito nacional, contribui e faz emergir no dia a dia o protagonismo dos excluídos e excluídas, rumo à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

Les mans simbolitzen Premi Odair Firmino Solidaritat,,pt,La foto premi Odair Firmino,,pt,elevar un costat a un altre,,pt,Simbolitza el poder de transformar la solidaritat,,pt,Arribar a través d'accions que poden transformar una altra persona és l'estímul que mou els projectes a favor de la vida,,pt,La foto va ser cortesia de l'Art en Moviment i es manté en pre-liquidació en el nord estat de Mines Gerais,,pt,foto-Mao,,zh-CN,Els trofeus que es lliuren en els lliuraments de premis estan dissenyats per l'artista Rigo,,pt,de Belo Horizonte,,pt,MG,,en,L'artista treballa en expressions escultura de mans que componen el Premi Odair Firmino Solidaritat visual de la marca,,pt,trofeu,,ro

A foto do prêmio Odair Firmino, uma mão erguendo a outra, simboliza a força da solidariedade transformadora. Estender a mão através de ações que possam transformar outra pessoa é o estimulo que move os projetos a favor da vida. A foto foi gentilmente cedida pela Arte em Movimento e realizada em pré-assentamento no norte do estado de Minas Gerais.

Os troféus que são entregues nas cerimônias de premiação são desenvolvidos pelo artista plástico Rigo, de Belo Horizonte (MG). O artista trabalha na escultura as expressões das mãos que compõe a marca visual do prêmio Odair Firmino de Solidariedade.