A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sequencia de sua missão recebida, lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação, krom taksi kolektiva karaktero spertoj kiuj protekti kaj antaŭenigi homajn rajtojn,,pt,Brazila Caritas lanĉita en,,pt,Odair Firmino Solidareco Award,,pt,Aprobita unuanime en la 17-a Nacia Asembleo de la ento kiu okazis en,,pt,la premion ankaŭ alportas reen la memoron kaj honoros granda karaktero,,pt,dum proksimume,,es,jaroj,,pt,Li servis la malriĉaj kaj subpremataj per la laboro realigita de Caritas,,pt,mortis,,pt,la organizo de la iama direktoro,,pt,Odair Firmino naskiĝis en,,pt,en la urbo de Ipameri,,pt,Goias,,pt,via misio,,pt,antaŭe kiel Franciscanos kaj poste kiel Caritas agento estis senlaca en la bieno,,pt,forlasas kaj ekskludo de homoj kaj komunumoj,,pt, a Cáritas Brasileira dá continuidade ao fortalecimento da mobilização da rede social a partir de experiências e ações coletivas.

Desta forma, a Cáritas Brasileira, a partir desta ação de âmbito nacional, contribui e faz emergir no dia a dia o protagonismo dos excluídos e excluídas, rumo à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

As mãos que simbolizam o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

A foto do prêmio Odair Firmino, uma mão erguendo a outra, simboliza a força da solidariedade transformadora. Estender a mão através de ações que possam transformar outra pessoa é o estimulo que move os projetos a favor da vida. A foto foi gentilmente cedida pela Arte em Movimento e realizada em pré-assentamento no norte do estado de Minas Gerais.

Os troféus que são entregues nas cerimônias de premiação são desenvolvidos pelo artista plástico Rigo, de Belo Horizonte (MG). O artista trabalha na escultura as expressões das mãos que compõe a marca visual do prêmio Odair Firmino de Solidariedade.