A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sequencia de sua missão recebida, lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação, Pealegi väärtustamine kollektiivse iseloomu kogemusi, et kaitsta ja edendada inimõigusi,,pt,Brasiilia Caritas käivitatud,,pt,Odair Firmino Solidaarsus Award,,pt,Kinnitatud ühehäälselt 17. Rahvusassamblee üksus, mis toimus,,pt,auhinna ka toob tagasi mälu ja au suurepärane iseloom,,pt,umbes,,es,Ta oli vaene ja rõhutud läbi tehtud töö Caritas,,pt,suri,,pt,juuli,,pt,organisatsiooni endine direktor,,pt,Odair Firmino sündinud,,pt,juuni,,pt,linna Ipameri,,pt,Goias,,pt,oma missiooni,,pt,Enne kui frantsiskaani ja hiljem Caritas agent oli järeleandmatu farmis,,pt,hülgamine ja tõrjutuse inimeste ja kogukondade,,pt, a Cáritas Brasileira dá continuidade ao fortalecimento da mobilização da rede social a partir de experiências e ações coletivas.

Desta forma, a Cáritas Brasileira, a partir desta ação de âmbito nacional, contribui e faz emergir no dia a dia o protagonismo dos excluídos e excluídas, rumo à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

As mãos que simbolizam o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

A foto do prêmio Odair Firmino, uma mão erguendo a outra, simboliza a força da solidariedade transformadora. Estender a mão através de ações que possam transformar outra pessoa é o estimulo que move os projetos a favor da vida. A foto foi gentilmente cedida pela Arte em Movimento e realizada em pré-assentamento no norte do estado de Minas Gerais.

Os troféus que são entregues nas cerimônias de premiação são desenvolvidos pelo artista plástico Rigo, de Belo Horizonte (MG). O artista trabalha na escultura as expressões das mãos que compõe a marca visual do prêmio Odair Firmino de Solidariedade.