Karitas Brazilija,,pt,telo Državnega konference škofov v Braziliji,,pt,v luči njegovega poslanstva prejetih,,pt,začela,,pt,Da bi spodbudili razširjanja in popularizacijo ukrepe,,pt,poleg vrednotenje kolektivne izkušnje znakov, da je varovanje in spodbujanje človekovih pravic,,pt,Brazilski Karitas še naprej krepi mobilizacijo socialnega omrežja iz izkušenj in skupnih ukrepov,,pt,brazilski Karitas,,pt,od tega nacionalni ukrep,,pt,in prispeva, da se pojavljajo na dnevni izključena in vlogi izbrisani,,pt,k izgradnji pravičnejše družbe,,pt,egalitarno in množina,,pt,Roke simbolizirajo nagrado Odair Firmino solidarnosti,,pt, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sequencia de sua missão recebida, lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação, além de valorizar experiências de caráter coletivo que defendam e promovam os direitos humanos, a Cáritas Brasileira dá continuidade ao fortalecimento da mobilização da rede social a partir de experiências e ações coletivas.

Desta forma, a Cáritas Brasileira, a partir desta ação de âmbito nacional, contribui e faz emergir no dia a dia o protagonismo dos excluídos e excluídas, rumo à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

As mãos que simbolizam o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

A foto do prêmio Odair Firmino, uma mão erguendo a outra, simboliza a força da solidariedade transformadora. Estender a mão através de ações que possam transformar outra pessoa é o estimulo que move os projetos a favor da vida. A foto foi gentilmente cedida pela Arte em Movimento e realizada em pré-assentamento no norte do estado de Minas Gerais.

Os troféus que são entregues nas cerimônias de premiação são desenvolvidos pelo artista plástico Rigo, de Belo Horizonte (MG). O artista trabalha na escultura as expressões das mãos que compõe a marca visual do prêmio Odair Firmino de Solidariedade.