A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sequencia de sua missão recebida, lançou em 2010 o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Com o objetivo de estimular ações de disseminação e divulgação, Förutom att värdera kollektiva karaktär upplevelser som skydda och främja de mänskliga rättigheterna,,pt,Brasilianska Caritas lanseras i,,pt,Odair Firmino Solidarity Award,,pt,Enhälligt vid den 17: e nationalförsamlingen den enhet som hölls i,,pt,utmärkelsen ger också tillbaka minnet och hedra en stor personlighet,,pt,för ca,,es,Han tjänade de fattiga och förtryckta genom det arbete som utförs av Caritas,,pt,död på,,pt,juli,,pt,organisationens tidigare chef,,pt,Odair Firmino föddes,,pt,juni,,pt,i staden Ipameri,,pt,Goias,,pt,ditt uppdrag,,pt,innan en Franciscan och senare som Caritas agent var obeveklig på gården,,pt,nedläggning och uteslutning av människor och samhällen,,pt, a Cáritas Brasileira dá continuidade ao fortalecimento da mobilização da rede social a partir de experiências e ações coletivas.

Desta forma, a Cáritas Brasileira, a partir desta ação de âmbito nacional, contribui e faz emergir no dia a dia o protagonismo dos excluídos e excluídas, rumo à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

As mãos que simbolizam o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

A foto do prêmio Odair Firmino, uma mão erguendo a outra, simboliza a força da solidariedade transformadora. Estender a mão através de ações que possam transformar outra pessoa é o estimulo que move os projetos a favor da vida. A foto foi gentilmente cedida pela Arte em Movimento e realizada em pré-assentamento no norte do estado de Minas Gerais.

Os troféus que são entregues nas cerimônias de premiação são desenvolvidos pelo artista plástico Rigo, de Belo Horizonte (MG). O artista trabalha na escultura as expressões das mãos que compõe a marca visual do prêmio Odair Firmino de Solidariedade.